quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Editorial

O processo vivido recentemente para escolha democrática que fez a comunidade universitária para Reitor e Vice Reitor deu concretude a uma série de debates que trouxeram à tona diversos problemas pelos quais passa nossa Universidade. Tivemos oportunidade de vivenciar e compartilhar múltiplas aprendizagens, mas as propostas não foram suficientemente aprofundadas seja pelo tempo curto destinado aos debates, em virtude da quantidade de chapas, seja pela natureza dos problemas aflorados no debate por conta dos eternos e graves problemas de infraestrutura, administrativos e burocráticos pelos quais atravessa a UFPE. Está na hora de aprofundar o debate iniciado e refletirmos criticamente sobre o que está ocorrendo na nossa universidade.
Temos, por exemplo, assistido a concretização de muitas decisões equivocadas tornando as nossas tarefas universitárias difíceis de administrar. Para citar alguns casos, como o sistema de compras que continua tão complicado, mostrando que, apesar de ter sido criada uma pró-reitoria para isso, não resolveu, nem melhorou; outro exemplo, a implantação das 30h em atividades que não exigem atendimento de 12h. A avaliação da nossa graduação continua ignorada e não se tem sinalização de propostas de melhoria. Além de estarmos enfrentando um período conturbado no País, tanto no que se refere à economia, quanto à normalidade política. As IFES estão amargando cortes severos nos orçamentos comprometendo as atividades acadêmicas.
Questões como estas, e muitas outras, foram colocadas nos debates, mas foram ignorados nas discussões, ou seja, os problemas estão aí e nós teremos que conviver com eles e combate-los através das instâncias que temos acesso na instituição. Desde que somos uma comunidade universitária, curiosa pela investigação e pelo desafio, entendemos que é necessário continuar provocando a UFPE a discutir os problemas, no sentido de chamar atenção às questões que nos afligem e que podem nos comprometer.
Por questões como estas, decidimos criar um Blog, um espaço de discussão e de oportunidades para que a comunidade discuta conosco os problemas que vivemos na UFPE e, porque não, discutir também problemas na esfera nacional, que influenciam nas nossas vidas. Inicialmente faremos uma edição quinzenal do Blog e o adaptaremos à medida das necessidades.
Temos, ainda, o propósito de abrir espaço para artigos convidados, sobre temas da atualidade. O Blog é formado por colegas que convergiram no apoio de uma das candidaturas e, por isso, as questões que são assinadas e ou publicadas neste espaço devem ter, logicamente, sintonia com aquilo que pensamos e que julgamos pertinentes para criar uma discussão sadia e valorosa para o debate de ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário