quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Carta aberta de professores da UFPE

Carta aberta de professores da UFPE
Na qualidade de docentes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), trazemos à atenção da direção da UFPE e da sociedade nossa profunda preocupação com o episódio recente da ocupação da reitoria, com agressões a seus dirigentes, que prejudicou o nosso trabalho de ensino, pesquisa e extensão e o compromisso principal de mantermos a qualidade desse trabalho. A UFPE tem uma posição de destaque científico no cenário nacional. Com efeito, obteve esse ano a 10ª melhor posição no país pelo Ranking Universitário da Folha de São Paulo, entre 192 universidades avaliadas em relação a cinco indicadores: qualidade da pesquisa e do ensino, inserção no mercado, inovação e internacionalização.
Toda universidade de prestígio é alicerçada numa estrutura formal de hierarquia baseada no mérito científico e não na busca incessante de um consenso entre professores, técnicos e estudantes. A participação dos servidores e estudantes nos órgãos colegiados está contemplada em lei. Ocupar a reitoria e querer impor à força a homologação de um estatuto é um ato de violência condenável que deve ser julgado de acordo com a legislação vigente.
A universidade é o berço das atividades acadêmicas e deve ser regida pela meritocracia. O objetivo primordial da nossa instituição é formar bons profissionais e gerar conhecimento técnico, filosófico, científico e artístico em benefício da sociedade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) estabelece a participação dos três segmentos, com 70% de representação docente nos órgãos colegiados.
O Conselho Universitário é soberano para discutir, modificar e aprovar a proposta de Estatuto no sentido de tornar a UFPE mais eficiente e competitiva para atender às demandas sempre crescentes da sociedade num mundo globalizado.
Recife, 9 de outubro de 2015.
Professores signatários
(Publicada na página oficial da UFPE)

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