Carta aberta de professores da UFPE
Na
qualidade de docentes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), trazemos
à atenção da direção da UFPE e da sociedade nossa profunda preocupação com o
episódio recente da ocupação da reitoria, com agressões a seus dirigentes, que prejudicou o nosso trabalho de ensino, pesquisa e extensão e o
compromisso principal de mantermos a qualidade desse trabalho. A UFPE
tem uma posição de destaque científico no cenário nacional. Com efeito,
obteve esse ano a 10ª melhor posição no país pelo Ranking Universitário da
Folha de São Paulo, entre 192 universidades avaliadas em relação a cinco
indicadores: qualidade da pesquisa e do ensino, inserção no mercado, inovação
e internacionalização.
Toda universidade de
prestígio é alicerçada numa estrutura formal de hierarquia baseada no mérito
científico e não na busca incessante de um consenso entre professores,
técnicos e estudantes. A participação dos servidores e estudantes nos órgãos
colegiados está contemplada em lei. Ocupar a reitoria e querer impor à força
a homologação de um estatuto é um ato de violência condenável que deve
ser julgado de acordo com a legislação vigente.
A universidade é o
berço das atividades acadêmicas e deve ser regida pela meritocracia. O
objetivo primordial da nossa instituição é formar bons profissionais
e gerar conhecimento técnico, filosófico, científico e artístico em
benefício da sociedade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)
estabelece a participação dos três segmentos, com 70% de representação
docente nos órgãos colegiados.
O Conselho
Universitário é soberano para discutir, modificar e aprovar a proposta de
Estatuto no sentido de tornar a UFPE mais eficiente e competitiva para
atender às demandas sempre crescentes da sociedade num mundo globalizado.
Recife, 9 de outubro
de 2015.
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quarta-feira, 14 de outubro de 2015
Carta aberta de professores da UFPE
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