quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Notícia

Jornal da Ciência, 18/09/2015

Comunidade científica envia carta-manifesto à Dilma Rousseff contra possível fusão da Capes e CNPq

                              
                                                          São Paulo, 18 de Setembro de 2015.
                                                                                         SBPC-204/Dir.

Excelentíssima Senhora
Presidenta DILMA VANA ROUSSEFF
Presidência da República
Brasília, DF


Senhora Presidenta,

      A Academia Brasileira de Ciência (ABC), a Academia Nacional de Medicina (ANM), a Associação Nacional de Entidade Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), a Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), o Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI), e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vêm, respeitosamente, dirigir-se a Vossa Excelência com o objetivo de manifestar inteiro apoio à posição do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, pela não fusão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 
       
    Esta medida poderá trazer consequências comprometedoras tanto para o sistema de ensino brasileiro, como para o nosso sistema de ciência, tecnologia e inovação. Seria uma medida equivocada sob todos os aspectos já que as duas instituições, criadas e desenvolvidas ao longo de seis décadas, têm missões bastante claras e complementares que funcionam como pilares do sistema educacional e científico do País.

   A coexistência da CAPES e do CNPq é fundamental para o nosso desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental. Mexer nessas estruturas é fragilizar um dos alicerces - talvez o mais importante dele - de sustenção do Brasil contemporâneo que mira um futuro promissor para todos os brasileiros.
      
   Ainda a comunidade científica, tecnológica e de inovação, reitera a importância da manutenção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Quando se evidencia o impacto da ciência, tecnologia e inovação em nosso País, torna-se clara a relevância da existência do MCTI nos últimos 30 anos.

 Saudações cordiais,

JACOBIS PALIS, Presidente da ABC
FRANCISCO JOSÉ BARCELLOS SAMPAIO, Presidente da AMN
FRANCILENE GARCIA, Presidente da ANPROTEC e do CONSECTI
GERSON VALENÇA PINTO, Presidente da ANPEI
CRISTINA QUINTELLA, Presidente da FORTEC
SERGIO LUIZ GARGIONI, Presidente da CONFAP
HELENA B. NADER, Presidente da SBPC












       

Nenhum comentário:

Postar um comentário