sábado, 12 de dezembro de 2015

Notícias


NOTÍCIAS

O Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) reelegeu o prof. Jerônimo Libonati (Depto. Ciências Contábeis e Atuariais) e o prof. Zionan Rolin (Depto. Economia) para um segundo mandato. A eleição aconteceu em 11/11/2015 em chapa única.

No Centro de Educação foram eleitos o Prof. Alfredo Gomes (Diretor) e a profa. Ana Lúcia Félix (Vice-Diretora) no dia 19/11/2015. A eleição transcorreu com chapa única.

No Centro de Artes e Comunicação a atual diretoria foi reconduzida, também em chapa única. Foram reeleitos os professores, Walter Franklin Correia (Diretor) e a profa. Christiane Maria Galdino de Almeida (Vice-Diretora).
.......
A eleição no Centro de Tecnologia e Geociencias (CTG) foram eleitos, Afonso Sobreira (Depto. Eng. Civil), Diretor, e o prof. José Araújo dos Santos Jr. (Depto. Energia Nuclear), Vice-diretor em 10/12/15. No CTG a disputa foi entre duas chapas.

No CCS os atuais Diretores, prof. Nicodemos Pontes, Diretor, e profa. Vania Ramos, Vice-diretora, foram reeleitos para um novo mandato.


Academia festeja projeto que estimula P&D e critica órgãos de controle
Luiz Queiroz* ... 19/11/2015 ... Convergência Digital
Ao falar numa audiência conjunta de duas comissões do Senado, sobre o PLC 77/2015, que trata de estímulos ao desenvolvimento científico, pesquisa e inovação, o vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior (Confies), Fernando Peregrino, criticou a burocracia imposta pelos órgãos de controle contra os cientistas que, segundo ele, dificulta o trabalho de criação no país.
"Um pesquisador não é material que possa se jogar fora, punir, bloquear seus bens, porque ele trocou uma rubrica A por B. Francamente isso não se faz, mas é o que tem sido feito", disse. Para o professor, o dano causado por um erro destes é por demais pequeno em relação aos resultados finais de uma pesquisa científica. "Vai em cima de quem está desviando, daqueles que podem produzir danos, fiscalizem antes, durante e depois, mas nos deixem trabalhar", desabafou.
Para Peregrino, o projeto que tramita no Senado é um avanço, porque estimula avanços no campo científico e tecnológico, permite a Inovação e formaliza a participação da Academia e das empresas. Mas ressaltou que isso somente dará certo se houver um engajamento dos organismos de controle.
(continua...)
Veja em: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=41178&sid=3


O NUPEP (Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos e em Educação Popular e Estudos da Infância) realizou na quinta-feira, 26/11/15 o CICLO DE DIÁLOGOS-2015/2017 a palestra “Acervo –  experiência e práticas” apresentada pela Dra. Danielle Ardaillon – Antropóloga.

O NUPEP – Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos e em Educação Popular e Estudos da Infância  organizou uma Agenda: ciclos de diálogos 2015/2017.

A ideia da Agenda é criar espaços para a interlocução com pessoas engajadas em trabalhos de organização de instituição-acervo para nos ajudar a consolidar o NUPEP como instituição especializada na identificação, preservação, guarda e difusão da memória histórica e cultural de pesquisadores, educadores/as sociais, professores/as que atuaram e atuam na EJA (Educação de Jovens e Adultos).

As reflexões abordadas pela Dra. Danielle, ao expor sua experiência e prática acumulada nos últimos anos sobre acervo, arquivos e seus significados foram bastante proveitosas para o grupo de pesquisadores que integram o NUPEP tendo em vista o atual projeto de pesquisa desenvolvido pelo grupo, intitulado: “Projeto memória oral e documental da educação de jovens e adultos e educação popular em Pernambuco”

Saiba mais sobre o NUPEP: Ao longo dos seus 25 anos de existência, este Núcleo tem se dedicado à pesquisa e à extensão no âmbito da universidade, incluindo processos de formação continuada de profissionais que atuam na EJA, elaboração de propostas curriculares para a alfabetização e para o ensino fundamental; produção de livros didáticos; participação em projetos educativos desenvolvidos por instâncias do Governo Federal, Estadual e Municipal ou por determinados Movimentos Sócio-Educativos; além de assessoria a processos de implantação de Centros Educacionais de Jovens e Adultos.


AVISO: Prezadas e prezados, encaminho folder para divulgação da roda de diálogos e lançamento do livro: Viver o escrever e escrever o viver: lições da prática, fruto da experiência de um grupo de professores que resultou no desenvolvimento do Curso de Aperfeiçoamento em Alfabetização de Jovens e Adultos e Inclusão Social, realizado no ano de 2014, numa articulação entre a UFPE, por meio do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos e em Educação Popular – NUPEP-, o Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Social – SECADI- e secretarias municipais de educação.
Contamos com sua presença! Agende: Dia 11 de dezembro de 2015, no Centro de Educação da UFPE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário